Uma das fases mais complicadas da vida de toda mulher é sem via das dúvidas a menopausa, momento em que o corpo feminino passa por muitas transformações e cujos seus efeitos são mais fortes em algumas mulheres do que em outras.
O aumento de peso na menopausa é normal devido a todas as mudanças que ocorrem no corpo feminino, pois os ovários param de funcionar e de produzir os hormônios femininos, esses acontecimentos geram uma série de sintomas que podem vir a comprometer muito a vida da mulher, porém segundo alguns especialistas o aumento de peso não está totalmente associado a menopausa, pois uma alimentação balanceada e exercícios físicos podem deixar as mulheres maduras com o corpo em dia mesmo passando por esse momento tão complicado.
Na menopausa algumas mulheres precisam repor os hormônios que não são mais produzidos e isso pode ocasionar um inchaço devido a retenção de líquidos, outro fator que também pode fazer a mulher ganhar peso na menopausa é a depressão, já que, muitas mulheres não estão preparadas para tantas mudanças e acabam se descuidando dos exercícios físicos e da alimentação.
Os principais sintomas da menopausa são: ansiedade, irritabilidade, depressão, falta de concentração, urgência na urinação, ondas de calor, palpitações e muitos outros.
Portanto o aumento de peso na menopausa ocorre com freqüência devido apenas as mudanças que as mulheres tem que enfrentar não tendo nenhuma relação direta com a menopausa em si, mais sim precisamente com o envelhecimento que diminui a rotina de exercícios físicos femininos e causa a queda do metabolismo.