Da família das Asteráceas, a mesma do Girassol, a Arnica é uma planta que vem desde muito longe sendo utilizada pela fitoterapia por suas propriedades terapêuticas diversas. O Significado de “Arnica” é pele de cordeiro, e tem esse nome devido a aparência das folhas aveludadas e macias.
Das mais variadas espécies a Arnica Montana é a mais conhecida, popularmente chamada de arnica das montanhas, tabaco das montanhas ou arnica verdadeira.
Benefícios da Arnica
A arnica possui diversas propriedades medicinais e, consequentemente, muitos e variados usos terapêuticos. Os mais conhecidos são os efeitos cicatrizantes em lesões superficiais, bem como, efeitos antiinflamatórios, combate hemorragias e em caso de febre é utilizada como um anti-pirético natural.
Coma combinação de propriedades analgésicas (alivia dores) e antiinflamatórias combinadas, a arnica é amplamente usada para tratar contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, entorses, cicatrização de ferimentos e furúnculos, reumatismos, traumatismos e outras lesões desportivas. Além de ser considerada estimulante e ter propriedades tônicas.
Utilidades da Arnica
Tintura de Arnica: Apresenta-se como infusão alcoólica – tintura, que é muito usada para contusões e lesões em geral.
Compressa de Arnica: Também é uma infusão das flores da arnica, mas sem álcool eficaz em casos de traumas, para uso externo adulto ou infantil.
Pomada de Arnica: São preparações farmacêuticas de consistência cremosa, destinadas ao uso externo, também feitas com extrato de flores frescas de Arnica. Se utiliza em caso de contusão ou distensão. Recomenda-se massagear a área afetada.
Gel de Arnica: São preparações farmacêuticas de consistência gelatinosa com sensação refrescante destinadas ao uso externo tem efeito antiinflamatório, anti-séptico e contribui para o alívio da dor (analgésico). Recomenda-se massagear a área afetada.
Chá de Arnica: O chá com as flores pode ser usado como compressa para relaxar a musculatura lesionada. O uso interno deve sempre ser feito sob orientação médica.
Precauções Importantes:
– O Chá das folhas pode ser tóxico causando vômitos, dores abdominais, abortos,bolhas na pele e aumento da pressão arterial.
– Não utilizar em feridas expostas, profundas, sem pele.
Gostei,vocês souberam infatizar bem os cuidados que se devem tomar,que vocês cresçam cada dia mais e mais.