Existem muitas dietas que prometem milagres e na realidade não trazem quase nenhum resultado, porém é possível encontrar aquelas que realmente funcionam, mas precisam ser seguidas à risca. Entre as dietas mais faladas está a Mediterrânea.
A dieta mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares dos povos que vivem nas regiões banhadas pelo mar meditterâneo, pois, percebeu-se que as pessoas desses lugares dificilmente apresentam obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.
O cardápio mediterrâneo se caracteriza pelo alto consumo de gorduras de qualidade encontradas nos peixes, feijão, azeite e outros alimentos abundantes nesse nutriente. A dieta mediterrânea é rica em substâncias importantes para o nosso organismo que podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, castanhas, nozes, grão de bico e outros.
Para quem ainda não entendeu, na dieta mediterrânea é indicado consumir grande quantidade de alimentos de origem vegetal e laticínios. Para quem estar pensando em iniciar essa dieta aqui vai um cardápio completo.
Cardápio da dieta mediterrânea
- Café da Manhã:
- Uma fatia de pão integral
- Uma fatia de queijo branco
- Azeite de oliva
- Uma rodela de tomate e ervas finas
- Lanche:
- Um copo de suco natural
- Três nozes
- Almoço:
- Um prato raso de macarrão integral com molho de tomate e manjericão
- Copo de suco de uva integral
- Uma salada de folhas verdes com uma colher de azeite
- Uma posta de peixe
- Maçã de sobremesa
- Lanche da Tarde:
- Iogurte natural com uma colher (sopa) de semente de linhaça
- Três colheres (sopa) de salada de frutas frescas
- Jantar:
Uma posta de peixe assada temperada com limão e azeite extra virgem
Legumes refogados com azeite
Uma pêra