A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.
O paciente deve sempre estar atento ao surgimento desta inflamação, pois ela é o início para problemas mais graves. Dentre esses problemas, vale citar a diminuição da sustentação do dente, atingindo o tecido conjuntivo e o osso alveolar, e a propagação da inflamação até a polpa do dente.
Assim, é fundamental que a placa bacteriana seja removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, pois as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva, mas também o tecido abaixo dela e o osso que suporta os dentes. Acontecendo isto, os dentes ficam sem sustentação e amolecidos na boca.
Com a falta de tratamento da gengivite, surgem a inflamação no periodonto, também chamado de periodontite. Essa é tipo de inflamação que atinge o osso e as fibras de sustentação do dente causa uma lesão irreversível e de difícil recuperação.
Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
Na manutenção da estágio da periodontite, final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida – portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas;
Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental;
Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;
Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;
Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengiva;
Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
Via: integraodonto.com.br